sábado, 21 de março de 2015

Catedral de Santiago de Compostela

País: España
Provincia: A Coruña
Concello: Santiago de Compostela


Praza do Obradoiro, Santiago de Compostela.
Sábia conjunção dos estilos românico e barroco.
Foi construída sobre um antigo castro celta, local onde o eremita Paio descobriu, em 813, o sepulcro do Apóstolo Santiago.
A primeira edificação remonta ao século IX, quando Afonso II das Astúrias mandou edificar uma capela, substituída por uma maior construída pelo seu neto Afonso III.
No século X foi arrasada pelo grande caudilho árabe Almanzor, sem conseguir destruir os restos mortais do Apóstolo, salvos pelo bispo Pedro Mezonzo.
Em 1075, durante o bispado de Diego Peláez, começaram as obras de construção da catedral, encomendadas ao Mestre Bernardo, o Velho, e iniciadas em 1090 pela capela do Salvador. As obras ficaram concluídas em 1128.
A partir de 1726 trabalhou-se na edificação da atual catedral que, como grande igreja de peregrinação, tem planta de cruz latina. Na girola, abrir-se-iam cinco capelas das que só se conservam no seu desenho original a da Virgem da Conceição ou de Prima, a do Salvador ou São Luís (rei da França), e a estrutura românica da Capela da Virgem do Bom Conselho.
Em 1879, o cardeal Paya ordenou levantar o pavimento da catedral para proceder à procura dos restos mortais do Apóstolo Santiago, escondido desde finais do século XVI para deixá-los a salvo, em vista de uma eventual invasão inglesa. As escavações deram resultado e a Santa Sede certificou a autenticidade dos restos mortais.

Sem comentários:

Enviar um comentário