domingo, 15 de março de 2015

Mosteiro de Santa Cruz

País: Portugal
Concelho: Coimbra
Freguesia: União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)


Praça 8 de maio, Coimbra.
Classificado como Monumento Nacional.
Antigo mosteiro masculino da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
Foi fundado em 1131 pelo Arcediago Dom Telo. O projeto das obras esteve a cargo do mestre francês Roberto. 
Erigido no local onde existiam os Banhos Reais, no exterior das muralhas da cidade.
O seu primeiro prior foi São Teotónio, primeiro Santo português.
No século XVI, durante o priorado de Dom Pedro Gavião, foi reconstruido em estilo manuelino, sobretudo nas abóbadas da igreja e no claustro.
A fachada exibe elementos estruturais românicos conjugados com elementos manuelinos. As esculturas do portal são renascentistas, obra de João de Ruão e Nicolau de Chanterene.
O interior data da segunda metade do século XVI, com projeto do mestre Diogo de Boitaca. É revestido por um conjunto de azulejos datados do século XVIII. Os do lado esquerdo aludem à descoberta de Santa Cruz e os da direita à vida de Santo Agostinho. 
Na capela-mor, hoje Panteão Nacional, encontram-se os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal, à esquerda o de Dom Afonso Henriques e à direita o de Dom Sancho I.
O Claustro foi reconstruido em 1517, em estilo manuelino sobre estrutura primitiva românica, com projeto de Marco Pires. Em três dos quatro ângulos, existem painéis de baixo-relevo, com cenas da Paixão, da autoria de Nicolau Chanterene. Num dos cantos encontra-se a Fonte de Paio Guterres, notável pelos seus adornos manuelinos. No centro eleva-se um bonito chafariz composto por tanque e duas taças. 

Sem comentários:

Enviar um comentário