quinta-feira, 19 de março de 2015

Reales Alcázares de Sevilla

País: España
Provincia: Sevilla
Municipio: Sevilla


Palácio-fortaleza localizado em Sevilla.
Classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1987.
É o mais antigo palácio real da Europa e um dos edifícios mais impressionantes e deslumbrantes de Espanha. 
Tem a particularidade de não ser um palácio isolado, mas sim um conjunto de palácios que apesar da variedade arquitetónica, resultam numa simbiose notável por entre salões, belos jardins e pátios. Todos os elementos ornamentais parecem apelar à fantasia. É um dos mais belos palácios mudéjares de toda a Espanha.
As paredes exteriores, muito simples, contrastam com um interior deslumbrante.
Foram edificados no século XII, para os governantes Almóadas da cidade. 
Cerca de 1364, Pedro I, o Cruel, ordenou a construção de uma residência real dentro dos palácios. A sua construção demorou dois anos.
Ao longo dos séculos, governantes e reis posteriores também lhe imprimiram a sua marca paulatinamente, enriquecendo e embelezando ainda mais o soberbo património dos palácios. As decorações em mosaico e estuque das numerosas salas que se agrupam em torno de dois pátios interiores, o Pátio das Donzelas e o Pátio das Bonecas, são o exemplo do luxo em todo o seu esplendor.
O palácio de Pedro I, no coração de Alcázar, é um dos testemunhos mais belos da arte mudéjar. 
Salón de Ambajadores é o salão mais imponente, considerado a joia de Alcazar. Foi construída em 1427, local onde se faziam as receções. Apresenta trabalhos em ourivesaria e arcos em ferradura. A sua magnífica cúpula mudéjar de madeira esculpida e dourada tem motivos a imitar favos de mel. Os três pórticos simétricos estão decorados de estuque e de azulejos com motivos geométricos excecionais.
O Pátio de las Doncellas é um pátio interior, em tempos uma divisão privada. É adornado pelos mais belos azulejos.
Na parte sul do palácio encontram-se os jardins, que exalam perfumes de jasmim e de flor de laranjeira. Os jardins albergam um esplendoroso pavilhão da arte mudéjar, conhecido como o pavilhão de Carlos V, que é rodeado por um labirinto onde abundam plantas exóticas, palmeiras, arbustos e roseiras por entre grutas, fontes, estátuas e outros elementos decorativos ao estilo inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário