sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Abrantes

País: Portugal
Concelho: Abrantes

A cidade de Abrantes encontra-se situada numa encosta, a cerca de 800 metros de altitude, na margem direita do rio Tejo.
É muitas vezes designada de Cidade Florida, em boa parte devido à tradição dos concursos das Ruas Floridas, durante os quais a cidade se enfeita de flores. A vocação especial para o culto da flor conferiu-lhe já o título de Cidade Florida de Portugal.
O concelho é um dos maiores do país, constituído por 13 freguesias.

O topónimo Abrantes terá derivado de Aurantes, devido à quantidade de ouro que era retirado das areias do rio.

Desde a época da ocupação romana, quando o seu nome era Tabucci, até ao final da Idade Média, o desenvolvimento do concelho, situado no chamado Médio Tejo, foi sempre ajudado pela sua localização geográfica, tendo sido, ao longo da sua história, um ponto estratégico importante para a segurança da Beira e do Alentejo, integrando-se na linha dos castelos do norte do Tejo durante a Reconquista.
Foi conquistada aos mouros por Dom Afonso Henriques que lhe outorgou o seu primeiro foral em 1179.
Dom Afonso II (1211-1248) restaurou-lhe os meios defensivos e ordenou a construção da Igreja de Santa Maria.
Em 1281 foi doada por Dom Dinis à Rainha Santa.
Em 1385, as terras do concelho foram usadas por Nuno Álvares Pereira e por Dom João I para se reunirem e estacionarem as tropas antes de se dirigirem para Aljubarrota.
Dom João II (1481-1495) e Dom Manuel I (1495-1521) viveram longo tempo no antigo Paço Real de Abrantes, cidade que assistiu ao nascimento de alguns príncipes reais.
No século XVI, era uma das maiores e mais populosas terras do país, ocupando-se sobretudo do comércio fluvial.
Em 1641 foi a primeira terra portuguesa, para além de Lisboa, a proclamar a independência e a aclamar o rei Dom João IV. Por este motivo foi agraciada com o título de Notável.

Sem comentários:

Enviar um comentário