segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Casa dos Patudos

País: Portugal
Concelho: Alpiarça
Freguesia: Alpiarça

Rua José Relvas, Alpiarça.
Mandada edificar em 1904 por José Mascarenhas Relvas, figura notável da vida política e diplomática da I república. O projeto é da autoria de Raul Lino. A sua construção, concluída em 1909, apresenta influências da arquitetura marroquina e neorromânicas. A execução das colunatas, arcos e capitéis decorativos são da autoria do escultor João Machado, da Oficina de Coimbra.
Varandas, arcadas, galerias alpendradas, colunatas, largos e abrigados balcões, assotados e um torreão terminado em obelisco são os aspetos mais salientes da casa.
José Relvas, abastado lavrador e homem de vasta cultura, reuniu valiosas coleções artísticas na sua habitação, que transformou na Casa-Museu dos Patudos.
Conserva quadros de grande interesse artístico da autoria de pintores estrangeiros e nacionais (do século XVI até aos nossos dias), esculturas de bons artistas portugueses (séculos XVIII-XIX), porcelanas, cerâmicas, bronzes, faianças preciosas, azulejos, mobiliário e mais de 40 exemplares de tapetes de Arraiolos e orientais (a coleção mais representativa do género em Portugal).

Sem comentários:

Enviar um comentário