sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Igreja Matriz de Dornes

País: Portugal
Concelho: Ferreira do Zêzere
Freguesia: Nossa Senhora do Pranto

Rua de Nossa Senhora do Pranto, Dornes.
Templo dedicado a Nossa Senhora do Pranto ou das Dores.
Mandada construir em 1285 pela rainha Santa Isabel. Conta a tradição popular que as gentes da região andavam preocupadas com um choro que se ouvia vindo da serra. Guilherme de Pavia, homem de inteira confiança da esposa de Dom Dinis expôs o caso à rainha santa, que mostrando saber o que se passava, por conhecimento divino, disse ao seu feitor para voltar à serra e procurar sem medo. A origem do choro foi encontrada: uma senhora carpia a sua dor pelo filho que levava morto nos braços. Recolheram-na e deram-lhe o nome de Nossa Senhora das Dores ou do Pranto. Os habitantes de uma localidade vizinha tentou leva-la, mas o carro de bois que deveria transportar a imagem recusou-se a andar. As pessoas interpretaram a recusa dos animais como um sinal divino. Assim, a imagem acabou por ser levada para Dornes, onde foi construído um orago em sua homenagem e onde, todos os anos, se celebra uma curiosa romaria: as 38 paróquias vizinhas vão, uma por cada semana, em visita à localidade.
Da primitiva construção gótica não restam vestígios, exceto as legendas e inscrições mencionadas.
Em 1543 a igreja foi reconstruida. 
O interior, coberto por abóbada de caixotões, conserva altares de talha dourada (séculos XVII e XVIII), azulejos barrocos, um púlpito datado de 1544 e uma pintura com o escudo da rainha Santa Isabel.
Junto à igreja encontra-se uma torre pentagonal que serve de torre sineira ao templo religioso. A sua construção é atribuída aos Templários mas poderá remontar ao período romano.

Sem comentários:

Enviar um comentário