terça-feira, 15 de setembro de 2015

Igreja Matriz de Valongo

Portugal \ Porto \ Valongo \ Valongo


    Avenida Oliveira Zina, Valongo.

    Dedicada a São Mamede.

    Está implantada em plataforma elevada, cercada por muro em cantaria com gradeamento de ferro.

    Foi iniciada em 1794, no local onde existia a primitiva igreja, de reduzidas dimensões.

    Em 1809 serviu de quartel aos invasores franceses.

    Após a saída das tropas inimigas, sofreu vários acrescentos até que, a 20 de setembro de 1823 foi celebrada a sua primeira missa. No entanto, a sua construção só terminaria em 1835.

    Em 1837, aquando da elevação de Valongo a sede de concelho, a sacristia foi palco das primeiras reuniões camarárias.


A fachada principal, de grandes dimensões, divide-se em três corpos separados por pilastras, correspondendo os laterais às torres sineiras.

    O corpo central é rasgado por um amplo pórtico moldurado com pilastras suportando entablamento, e pelos três janelões do coro, sendo o central de verga curva sobrepujado por frontão e ornamento azulejar com as armas de São Pedro. Sobre a cornija, o corpo é encimado por um frontão de dupla curvatura com a imagem azulejar do padroeiro São Mamede, e coroado por cruz.

    As torres sineiras, de planta quadrangulares e ligeiramente recuadas em relação à frontaria, apresentam dois registos. O primeiro, com painel de azulejos e relógio circular inserido em cartela quadrangular de cantaria. O segundo, rasgado por quatro sineiras em arco de volta perfeita e rematada por guarda de cantaria integrando ao centro balaustres com urnas nos cunhais, sobre o qual se eleva cúpula octogonal em cantaria, rasgada por pequenas sineiras, e coroada por esfera com cruz vazada em ferro.

    Toda a frontaria foi revestida, em 1965, com azulejos monocromos azuis, de composição ornamental de cercadura, sobre fundo branco, ostentando cenas alusivas ao padroeiro São Mamede e alegorias da Eucaristia.

    O interior é constituído por nave única bastante espaçosa e capela-mor profunda. As paredes, separadas por pilastras que se prolongam pela cobertura, estão decoradas com pinturas neoclássicas, datadas de 1884.

    As paredes laterais da nave albergam seis capelas retabulares de estrutura semelhante. Do lado esquerdo são consagradas a São João Batista, a Nossa Senhora da Conceição e ao Sagrado Coração de Jesus, e no lado oposto, a Santo António, Nossa Senhora do Rosário e a Cristo Crucificado.

    O retábulo-mor, em talha dourada e marmoreados, apresenta planta convexa de três eixos definidos por colunas assentes em duas ordens de plintos. O central é composto por grande tribuna em arco pleno, tapada por painel de grandes dimensões representando a Ascensão de Cristo. Termina em frontão triangular com delta luminoso no tímpano e coroado por pelicano.


Painel informativo localizado junto ao monumento, 2014
Painel informativo localizado junto ao monumento, 2019
monumentos.gov.pt (Igreja Paroquial de Valongo / Igreja de São Mamede, 2020)

2 comentários:

  1. Uma pequena ressalva. A tela do altar mor retrata a Ascensão de Cristo.
    Além do mais do lado do evangelho (esquerdo) os altares são os seguintes da capela mor para a nave: Sagrado Coração de Jesus, Imaculada Conceição e S. João Batista.
    Da facada, os azulejos, colocados posteriormente à construção, em 1965, apresentam cenas da vida de S. Mamede (padroeiro da cidade).

    ResponderEliminar