domingo, 27 de setembro de 2015

Ferreira do Zêzere

Portugal \ Santarém \ Ferreira do Zêzere \ Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere é uma vila ribatejana, sede de concelho, situada a 84 km a nordeste de Santarém, capital do distrito, sensivelmente no centro do país.
Ocupa a chapada de um outeiro, a 347 metros de altitude, na margem da albufeira de Castelo do Bode, rodeada por uma paisagem com algum relevo composto por maciços calcários. A presença de extensas áreas florestais, em consequência de alguma deficiência do ordenamento territorial, marca presença nas encostas e é alvo de incêndios frequentes.

Em 1159, as suas terras foram doadas por Dom Afonso Henriques ao templários. Até esta data pertenciam ao Castelo de Ceras.
Em 1190, Dom Sancho I doou a um dos seus guerreiros, Pêro Ferreira, uma herdade em Vale de Orjaes, que aquele povoou e que mais tarde veio a constituir o morgado de Águas Belas.
Em 1220, Dom Afonso II oferece as propriedades de Vale de Orjaes e de Vila Verde, que incluíam a herdade de Ferreira, ao seu homem de confiança, Pêro Ferreira.
No ano de 1222, Pêro Ferreira e sua esposa Maria Vasques, deram carta de foral aos povoadores da sua herdade que assim passou a chamar-se Villa Ferreira.
Em 1225, Pêro Ferreira deixa em testamento as suas propriedades e Villa Ferreira à Ordem do Templo.
Em 1319, a Ordem do Templo cede à Ordem de Cristo, Vila de Rei e Ferreira que constituem uma só comenda.
Em 1362, Dom Nuno Rodrigues, mestre da Ordem de Cristo, colocou a primeira pedra para a construção de um paço em Ferreira.
Em 1453, o comendador Dom Gonçalo de Sousa manda reconstruir a Igreja de São Miguel.
Em 1505, Ferreira é separada da comenda de Vila de Rei.
Em 1515, Dom Manuel I concede foral à vila de Ferreira.
Em 1531 foi elevada a vila por Dom João III.
Em finais do século XVI foi atingida por uma grande peste.
No século XIX foi invadida pelas tropas napoleónicas.
Foi também no século XIX que se mudou o nome para Ferreira do Zêzere, de modo a evitar a confusão com outras terras do mesmo nome.

Sem comentários:

Enviar um comentário