quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ourém

País: Portugal
Concelho: Ourém

A cidade de Ourém situa-se a 65 km a norte de Santarém, sede de distrito, na zona de transição entre o Ribatejo e o distrito de Leiria.
O concelho é constituído por 13 freguesias e está limitado pelos municípios da Batalha, Leiria, Pombal, Alvaiázere, Ferreira do Zêzere, Tomar, Torres Novas e Alcanena.
Está localizado maioritariamente numa planície, com o seu ponto mais elevado no cabeço de Ourém. O concelho desenvolve-se entre a vertente norte da serra de Aire, a plataforma de Fátima a oeste e o rio Nabão a leste.

A presença humana no concelho remonta a tempos pré-históricos, revelando ao longo dos períodos posteriores um elevado índice de ocupação.
O seu burgo nasceu e cresceu no elevado morro onde se situa o castelo, alcandorada numa eminência de difícil acesso no meio dum extenso e profundo vale.
Em 1037, o castelo muçulmano foi conquistado pelo rei Fernando Magno de Leão e Castela e reconquistado em 1136 por Dom Afonso Henriques, doando-a à sua filha Dona Teresa. 
Em 1142 o nome de Auren aparece documentado pela primeira vez, no primeiro foral de Leiria.
Em 1159 aparece a referência ao lugar portum Ourens.
Em 1180 recebeu carta de foral de Dona Teresa, tornando-se um dos primeiros concelhos de Portugal.
Por volta de 1350, Dom Pedro I eleva Ourém à categoria de Condado e atribui o título a Dom João Afonso Tello de Menezes. Nessa altura, o concelho já se equiparava, em termos populacionais a Torres Novas ou a Pombal.
Em 1384 Dom João I nomeia Dom Nuno Álvares Pereira, Conde de Ourém. Este, doa o Condado em 1422 a seu neto Dom Afonso. É nesta época que o concelho vive o seu período áureo, graças ao empenho do IV Conde de Ourém.
Em 1460, com a morte de Dom Afonso Conde de Ourém, a donatária do burgo passou a ser a Casa de Bragança.
No século XVIII, devido às dificuldades de acesso, a povoação descaiu para dar lugar a um novo povoado. A vila nova chama-se então Aldeia da Cruz, por ter ela surgido junto à cruz de pedra mandada erguer por Dom Nuno Alvares Pereira, em memória de seu irmão Pedro que morreu em Aljubarrota combatendo integrado nas hostes do rei de Castela.
Em 1826, a cabeça de concelho passou para a atual sede.
Em 25 de Setembro de 1841, por decisão de Dona Maria II, a Aldeia da Cruz foi elevada a sede de concelho e à categoria de vila com a designação de Vila Nova de Ourém.
Em 1991, assiste-se à unificação da Vila Velha e Vila Nova de Ourém e à respectiva elevação a cidade passando a chamar-se Ourém. 

Sem comentários:

Enviar um comentário