terça-feira, 22 de setembro de 2015

Chamusca

País: Portugal
Concelho: Chamusca
Freguesia: União das Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande

Vila da Chamusca.
Situa-se a 27 km a nordeste de Santarém, sede de distrito.
Encontra-se em plena lezíria ribatejana, a 47 metros de altitude, na base do outeiro do Pranto, na margem esquerda do rio Tejo.
O concelho, imenso, integra realidades e paisagens muito diversificadas desde as ricas terras da Borda d´água, das mais férteis da Europa, até à Charneca, na transição para o Alentejo, predominantemente ocupada por floresta.
O município da Chamusca é constituído por 5 freguesias. Confina com os concelhos da Golegã, Vila Nova da Barquinha, Constância, Abrantes, Ponte de Sor, Coruche, Almeirim, Alpiarça e Santarém.

Em 1449 sob a regência de Dom Afonso V, as terras de Chamusca são doadas a Dom Ruy Gomes da Silva, que por essa ocasião aqui fixa a sua residência.
Em 1561 Dona Catarina outorgou-lhe foral e elevou-a à categoria de vila e a sede de concelho.
A partir de 1643, após o reinado dos Filipes, passou a integrar o património da Casa das Rainhas, tendo-se mantido nesta situação até à época liberal (1833).
No século XVIII, o Marquês de Pombal mandou arrancar as Vinhas do Ribatejo, só poupando as da Chamusca, famosas e muito apreciadas na Corte.
Em Maio de 1934 foi aprovado pelo Governo de então, o Brasão de Armas da vila da Chamusca.

A Chamusca tem na Semana da Ascensão e na festa brava, duas das mais significativas e mais belas expressões da sua identidade rural.

Sem comentários:

Enviar um comentário