domingo, 27 de setembro de 2015

Mosteiro de Alcobaça

País: Portugal
Concelho: Alcobaça
Freguesia: União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria

Praça 25 de abril, Alcobaça.
A Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça está classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1989.
Foi fundado em 1166, em cumprimento do voto de doação feita por Dom Afonso Henriques aos Cistercienses, aquando da conquista de Santarém aos mouros. A obra ficou concluída em 1223.
É a mais pura e majestosa abadia que os monges de Cister ergueram em toda a Europa.
Depois da extinção das ordens religiosas de Portugal, em 1834, o mosteiro foi ocupado por parte de várias instituições da cidade e pelo poder laico, que instalou neste espaço todo o tipo de instituições, desde tribunais, bases militares, matadouro a lar de idosos.
A igreja é considerada a maior de Portugal.
No transepto encontram-se duas das maiores obras-primas da escultura portuguesa, os túmulos de Dom Pedro e Dona Inês, duas sumptuosas joias da escultura e estatuária, datados de 1361 (Dona Inês) e 1367 (Dom Pedro). Os túmulos estão colocados um em cada braço e um em frente ao outro, por ordem do monarca, para que a primeira coisa que visse no Juízo Final fosse a sua amada.
O claustro de Dom Dinis, também conhecido por Claustro do Silêncio, é o claustro principal do mosteiro, mandado construir em 1308 pelo rei Dom Dinis. Atrai a elegância da arte gótica nas austeras galerias e arcos duplos, de acordo com a regra cisterciense da austeridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário