quarta-feira, 8 de abril de 2020

Alfândega Velha do Porto

Portugal \ Porto \ Porto \ União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória

Rua da Alfândega, Porto.
Museu e Arquivo Histórico Municipal do Porto.
Classificada como Monumento Nacional desde 2 de julho de 1924.
Edifício mandado construir em 1325 por Dom Afonso IV, destinado a armazém da Alfândega Régia e habitação dos seus oficiais. Ao seu redor estavam situadas outras instituições da Coroa Portuguesa, como a Casa da Moeda e a Contadoria da Fazenda.
Também terá sido utilizado como Palácio Real, quando os reis vinham a esta cidade, por isso terá tido a honra de aí ter nascido, na Torre Norte, a 4 de Março de 1394, o Infante Dom Henrique, filho do rei Dom João I e da rainha Dona Filipa de Lencastre. Estes monarcas, em 1387, haviam já escolhido o Porto e a sua Catedral para se casarem.
Constituído por duas torres ameadas separadas por um pátio central, era o edifício de arquitetura civil mais importante da zona ribeirinha.
Os primitivos edifícios foram sucessivamente transformados e envolvidos por outras estruturas posteriores, criando uma complexa justaposição de construções de épocas diferentes. Esta organização dos espaços foi drasticamente reformulada pela obra de 1677.
Manteve-se em funções até 1860, data de construção da nova Alfândega, em Miragaia.
Em 1923 a frontaria foi reedificada e acrescentada mais um piso.
A fachada principal é composta por quatro andares, com janelas de arco conopial e porta de arco pleno encimado pelas armas da coroa e inscrição datada de 1677.
Um pátio, rodeado por amplos arcos, liga o corpo principal aos restantes, que se desenvolvem a uma cércea uniforme mais baixa.
Escavações iniciadas em 1995 permitiram reconstituir a organização medieval das Casas da Alfândega e da Moeda, bem como vestígios de uma construção romana de grandes dimensões com pavimentos em mosaico policromo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário