domingo, 26 de abril de 2020

Paço Episcopal do Porto

Portugal \ Porto \ Porto \ União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
         
Terreiro da Sé, Porto.
Pomposo palácio classificado como Monumento Nacional desde 23 de junho de 1910.
O primeiro paço terá sido construído no segundo quartel do século XII, beneficiando de obras e ampliações ao longo dos séculos, sendo considerado, inclusive, em finais do século XVII, pelo monge beneditino Frei Manuel Pereira de Novais, como melhor do que qualquer palácio de prelados em toda a Espanha. 
A atual configuração, barroca, remonta às reformas empreendidas entre 1734 e 1771, segundo projeto de Nicolau Nasoni e execução do mestre Miguel Francisco da Silva.
Em 1832, durante o cerco do Porto, o edifício foi muito danificado, chegando a albergar uma bateria de defesa da cidade. A sua reparação deu-se entre 1843 e 1854, durante o bispado de Dom Jerónimo José da Costa Rebelo.
Entre 1916 e 1957 funcionou como sede da Câmara Municipal.
A fachada principal, de três pisos, apresenta pilastras nos cunhais e cornija decorada. É composta por embasamento em cantaria, encimado por mezanino com janelas molduradas, ligadas alternadamente às janelas do primeiro piso. Estas são encimadas por bandeiras aliadas às do piso superior, coroadas com aparatosos frontões, alternadamente diferentes. Ao centro, em estrutura de cantaria, portal de arco pleno ladeado por pilastras e rematado por um frontão guarnecido e por um balcão de recorte elegante sobre o qual se ergue uma janela coroada pelas armas do bispo Dom João Rafael de Mendonça ou dos condes de Vale dos Reis, que interrompe a linha do telhado.
O interior possui um pátio central e uma ampla escadaria composta por três lanços, ricamente ornada, com parapeitos ricamente decorados.

Sem comentários:

Enviar um comentário