segunda-feira, 20 de abril de 2020

Hospital de Santo António

Portugal \ Porto \ Porto \ União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória

Rua Professor José Vicente de Carvalho, Porto.
Classificado como Monumento Nacional desde junho de 1910.
Construção iniciada a 15 de junho de 1770, por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia do Porto, para substituir o antigo Hospital de Dom Lopo, existente na Rua das Flores. O projeto foi entregue ao arquiteto inglês John Carr, que assim introduziu na cidade, o estilo neopaladiano inglês. As obras só ficaram concluídas em 1824.
Apresenta planta em U, no entanto, o plano original previa quatro fachadas, formando um enorme quadrilátero com um pátio central. Este ambicioso projeto nunca chegou a ser finalizado.
É o edifício português que exibe a maior fachada em granito. Dividida em cinco corpos e rematada superiormente por balaustrada. O andar nobre dispõe também de balaustrada e é rasgado por janelas rematadas por tímpano triangular ou em arco, exceto no alinhamento dos torreões do corpo central, que são ladeadas por colunas e rematadas em arco de volta perfeita. As janelas do piso inferior são em volta perfeita, enquanto as janelas no andar superior, do corpo central, são quadrangulares.
O corpo central, um pouco saliente, é composto por três pisos. O piso inferior é constituído por arcadas sobre as quais se elevam seis colunas dóricas que suportam o entablamento e o frontão. Tem nos cantos, pequenos torreões rasgados por óculo.
Os corpos intermédios, iguais, são rematados por frontão. As janelas do andar nobre dão para um terraço abalaustrado, assente em arcada. No corpo da esquerda está instalado o Museu do Centro Hospitalar do Porto.
Os corpos laterais, também iguais, têm no andar nobre, um recuo. Quatro colunas, similares às do corpo central, sustentam entablamento rematado no corpo esquerdo por estátua de Galeno (autoria de António de Almeida e Costa) e, no direito por estátua de Esculápio.
No século XX, foram edificados a poente, novos blocos hospitalares, em local anteriormente ocupado por jardins e parque de estacionamento. Os novos edifícios estão ligados ao primitivo por corredor coberto.
No pátio central encontra-se uma capela dedicada ao Senhor dos Aflitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário